PROGRAMAS DE RÁDIO

Pensar Jovem no rádio em parceria com a Rádio UFMG – Pensar Educação. Todos os meses nós preparamos um programa de rádio com as vozes dos estudantes e professores da rede da educação básica. Trazendo para vocês temas pertinentes à educação, pesquisa e extensão. 

Os (as) extensionistas do PJ organizam tudo em forma de entrevista para gerar um diálogo entre os participantes. Contamos com as escolas parceiras e  convidados especiais que preparem para agregar valor aos nossos saberes. 

19º Programa – Capacitismo: o que é e como combatê-lo no ambiente escolar?

Neste programa vamos falar sobre “Capacitismo: o que é e como combatê-lo no ambiente escolar?” 

Com a participação da pedagoga e colaboradora do CEFET-MG, Edna Viera, que atua há mais de 10 anos com inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em escolas regulares de ensino, conversamos sobre as implicações do capacitismo e refletimos sobre como pode ser combatido a discriminação no espaço escolar. 

Você ouve também relatos emocionantes das estudantes:

Anna Santos – extensionista do PJ, contou um pouco da vivência da irmã dela, a Júlia Santos, enquanto PCD; 

Júlia Andrade – estudante do curso técnico de Controle Ambiental do CEFET-MG Contagem, contou um pouco sobre a sua vivência enquanto deficiente visual dentro do espaço escolar; 

Marcela Marchiori – estudante surda contou um pouco de sua experiência com o capacitismo, através da intérprete Catarine Corradi. 

Maisa Mereu – é formada em Letras e pós-graduada em produção de texto, literatura infanto-juvenil e psicopedagogia. Trabalha há 22 anos na educação, sendo 20 anos na educação básica de escola pública e 2 anos na vice-direção da escola. 

Maisa conversaram com nossa querida Jaqueline Araújo sobre a educação para PcDs e sobre o que é e quais são os desafios da inclusão dentro do direito constitucional dessas pessoas

Palavras Chaves: Pessoa com deficiência. Capacitismo. Escola. Rádio.

18º Programa – Desafios das novas tecnologias na educação

Celulares, computadores, tablets, internet… Dá para imaginar estudar sem essas coisas? Acho que não, né? 

Neste programa vamos falar dos “Desafios das novas tecnologias na educação”.  Apesar de muitos aqui serem nativos digitais, somos ensinados pelos ditos “imigrates”, ou seja que que nasceram antes da democratização da internet e dos aparelhos eletrônicos. 

Ao longo deste programa foi relatado os desafios encontrados pelos professores e alunos em relação às novas tecnologias. O relato da professora Alexsandra Santos Reis, que fez apontamentos importantes sobre os desafios encontrados por ela tanto na rede pública de ensino, como na rede privada, foi de grande relevância para esclarecer sobre o tema. 

Além disso,  vamos ouvir as estudantes: 

– Ana Clara Santos Reis, estudante da rede privada de ensino.

 – Isabelly Luizy, estudante da rede pública de ensino. 

Palavras chaves: Tecnologia. Educação. Internet. Rádio.

17º Programa – Educação socioemocional

Já se completou um semestre que as aulas presenciais voltaram. Sinceramente, não tínhamos certeza se duraria. Um período de insegurança. E agora estamos aqui lidando com um “novo normal”. Como vocês estão lidando com tudo isso?

O  programa de hoje é dedicado “Educação Socioemocial”, com intuito de entender como essas emoções que estamos sentindo se adequam ao contexto escolar e ao currículo tradicional.

Para a construção de nossa discussão, contamos com a participação de convidados especiais. Entre eles estavam: 

Sophia Miranda – aluna da Escola Professor Alisson Pereira Guimarães 

Amanda Viana –  aluna da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Bárbara Aline –  mãe de gêmeas e professora

Thalyta Gonzaga – graduanda do curso de Letras do CEFET-MG

Daniela Queiroz – psicóloga e pedagoga 

Contamos também, com a participação de Elaine Oliveira e Lucas Mariano, ambos são professores da rede pública de Minas Gerais e contribuem para os produtos do Pensar Jovem. Nosso agradecimento especial a vocês. 

Palavras chaves:  Educação Emocional. Volta às aulas presenciais. Currículo Tradicional. Rádio.

16º Programa – Protagonismo Juvenil nas Escolas

Este programa é dedicado ao Protagonismo Jovem nas escolas. A participação dos estudantes no processo educacional é de suma importância. Professores e estudantes devem trabalhar juntos para alcançar o melhor proveito da escola. 

Falando sobre a importância de os jovens assumirem o protagonismo dentro das escolas e como isso pode acontecer. Contamos com convidados especiais como:

Érica –  psicóloga, que trabalha com os estudantes do CEFET-MG

Heloydêcarlo – o professor estadual de língua portuguesa 

Jonathas e Thalia – os alunos da rede estadual de educação

Palavras chaves: Protagonismo Jovem. Escolas. Rádio. Rede Estadual.

15º Programa – Por que votar? Educação política e cidadania

2022 ano de eleição. Por isso, neste programa vamos fazer um apelo para que mais jovens participem da política e exerçam seu direito através do voto. Vamos ajudar vocês a perceberem a relevância por trás da decisão de votar ou não votar.

Para isso, contamos com os convidados: 

Leandra Martins – Doutora em Educação (UFMG) e Gerente de Educação para a Cidadania na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Hélder Samuel Alves e Luara Ketelen Souza Rocha ambos com 16 anos e estudante da Escola Estadual João Paulo I. 

Sarah Lopes e Yara Nátali, alunas do 9° ano da Escola Municipal Bento Machado Ribeiro.

Palavras chaves: Eleição. Direito. Política. Rádio.

14º Programa – Música e Resistência

Você sabe o que é Música e Resistência?

A música assim como qualquer forma de arte pode se prestar ao papel político e lutar por ideais e ideologias. Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) muitos artistas usaram a música como uma forma de resistência ao governo vigente.  

Este programa é voltado para esse Regime e como a música teve uma participação direta resistindo e mantendo a esperança. A música é uma das formas de expressar sentimento. Vamos ouvir alguns dos sentimentos gerados pela/durante a Ditadura a Militar que usou do poder para censurar vários autores/artistas que eram contra suas políticas. 

Palavras chaves: Ditadura Militar. Música. Resistência. Rádio. 

13º Programa – Saúde é só não ter doença?

E aí? Você sabe responder a pergunta assim. Saúde é só não ter doença?

Neste programa vamos ampliar o conceito de saúde. Com a participação especial do epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas Rômulo Paes de Sousa e da epidemiologista Dra. Islândia Maria Carvalho de Sousa. 

Vamos apresentar estudos voltados para o Controle de Agravos à Saúde, Políticas de Saúde e Saúde, Ambiente e Trabalho. 
Palavras chaves: Saúde. Epidemiologista. Políticas de Saúde. Rádio.

12º Programa – Formação crítica dos jovens nas redes

Como viver sem as mídias sociais? Ou melhor, quanto tempo você passa nas mídias sociais?

Hoje em dia jovens gastam em média 4 horas por dia na frente das telas. Consumindo, produzindo e compartilhando cada vez mais conteúdo pelas mídias sociais. A questão que fica é: como fazer o filtro desse conteúdo para não se tornar um mero alienado da indústria cultural? Como ter senso crítico diante de tanta informação em um período de tempo tão rápido e escasso? 

Palavras chaves: Indústria cultural. Mídias digitais. Senso crítico. Rádio. 

11º Programa – Brumadinho: a tragédia e o hoje

Dois anos já se passaram desde de um dos maiores rompimentos de barragens de mineração no Brasil. Brumadinho foi o talco dessa tragédia, que deixou centenas de mortos, desabrigados e feridos… Um desastre que afetou a Natureza e o Homem, sem fazer distinção. Fomos como pó, em meio à torrente de rejeitos de minério. 

Agora resta-nos nos recompor como podemos. Em apoio aos brumadinhese. Em apoio a Minas Gerais. E a todos os brasileiros que sentiram essa tragédia. 

 Neste programa ouvimos relatos dos moradores de Brumadinho que foram afetados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Com a participação especial do programa “PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças”, um esforço para contribuir com o fortalecimento e bem-estar das comunidades afetadas.

Palavras chaves: Brumadinho. Mineração. Rompimento da barragem. PUC Minas.

10º Programa – Cultura do cancelamento e bullying no ambiente escolar

Passam os anos, muda-se o modelo de ensino e ainda lidamos com o bullying. Hoje agravado com o avanço das tecnologias de comunicação. 

Mesmo nesse modelo de ensino remoto, o bullying continua através da internet, cyberbullying. E agora, com uma fase mais branda e potencialmente perigosa, o cancelamento. 

Se você ainda não foi cancelado, fique tranquilo, você ainda pode ser. Se você é um daqueles que cancela os outros, entenda que isso pode ser perigoso e prejudicar outra pessoa. Cancelar alguém, basicamente, é excluir essa pessoa do convívio social. O cancelamento vai ganhando camadas mais profundas e em muitos casos, até violentas.

Neste programa vamos falar da cultura do cancelamento e do bullying no espaço escolar. Quais os impactos e como isso afeta os jovens? 

Palavras chaves: Cultura do cancelamento. Cyberbullying. Bullying. Ensino remoto. 

9º Programa – Saúde mental e ensino remoto

Não está sendo fácil, estamos passando por essa pandemia do Covid-19. Alguns piores, outros mais ou menos. E agora vem o debate como vamos voltar às aulas. Será que estamos preparados? Para não perder o ano letivo vamos para o modelo remoto. 

Por isso, neste programa vamos falar dos impactos que o ensino remoto traz para os jovens, seus professores e até familiares. Vamos falar de como tem sido passar por tudo isso, nossas ansiedades, temores, desafios. Nossa saúde emocional. 

Vocês ouvem aqui os relatos de professores e estudantes que vivenciam a situação do ensino remoto. Falamos também sobre projetos que foram desenvolvidos neste contexto para dar voz aos estudantes e colaborar para que uma rede de solidariedade surgisse.

Palavras chaves: Pandemia. Ensino Remoto. Volta às aulas. Saúde Emocional.

8º Programa – Atuação da mulher na ciência

Foi ao ar no dia 29 de março de 2021, esse programa foi voltado para a participação da mulher na ciência e teve entrevista com a estudante e pesquisadora Kassia Sanches, falando sobre o projeto de extensão “Tamo Junto”, foi entrevistada também a doutora em Ciências Sociais e pesquisadora vinculada à FioCruz Minas, Paloma Coelho e com a cientista ambiental, integrante do grupo de pesquisa POLUS e idealizadora da Accessible Science, Doutora Janaína Guidolini, por último a doutora em Linguística Aplicada, líder do grupo de pesquisa “Mulheres na edição” e escritora, Ana Elisa Ribeiro para falar sobre os impactos e dificuldades de ser mulher, docente e pesquisadora na atualidade.

7º Programa – Representatividade e políticas públicas para a juventude

Foi ao ar no dia 07 de dezembro de 2020, nesse programa com a participação dos entrevistados: Moara Saboia – Foi a primeira mulher negra a ser vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e foi representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e vereadora em Contagem. Andrés Vercesi – Graduado em administração, especialista em gestão pública e desenvolvedor de projetos sociais como o “Prepara Vespá” e vereador em Vespasiano. Denis Fernandes – Estudante de gestão pública da UFMG. Rafael Oliveira – Vereador e professor de história da rede estadual de ensino em Nepomuceno. Esses convidados incríveis falando sobre representatividade e políticas públicas para a juventude. Eles conversaram um pouco sobre o engajamento da juventude, novas oportunidades e participação de jovens na vida política, representatividade entre outros assuntos.

6º Programa – Ações políticas da juventude

Uma edição especial do programa que foi ao ar no dia 02 de novembro de 2020, nesse programa o tema abordado foi, Ações políticas das juventudes através de perguntas como: “Qual a importância da ação política das juventudes. A escola deve falar sobre política”. Contando com os resultados da enquete sobre a participação dos jovens na vida política, realizada nas redes sociais. Como participante a professora Alexsandra Reis, falou um pouco sobre sua pesquisa que teve como foco as discussões de dois movimentos, a Escola sem Partido e Professores Contra o Escola sem partido. Depois tivemos uma entrevista com a professora Cristiane Valéria sobre o projeto que desenvolve com seus alunos do ensino médio intitulado “Jovem Presidente E.E.P.J.B” que trabalha a educação política de uma forma didática e interessante. Tivemos ainda uma entrevista com duas lideranças da União Colegial de Minas Gerais.

5º Programa – Iniciação científica no Ensino Básico

Foi ao ar no dia 28 de setembro de 2020, um programa com a participação de estudantes e professores com uma conversar sobre “Iniciação Científica no Ensino Básico”. O programa contou com relatos de experiências de jovens alunos cientistas, editais, agências de fomento e feiras científicas.

4º Programa – Brasil, o país do futuro

O programa Foi ao ar no dia 14 de setembro de 2020, com uma dramaturgia especial, desenvolvida pela equipe do Pensar Jovem ao som da música “Janaína” da banda Biquini Cavadão. Em um primeiro momento alunos da rede pública compartilham suas experiências e dificuldades relacionadas a pandemia do Covid-19 e o acesso a escola. Houve uma entrevista com a psicóloga, analista comportamental e orientadora vocacional, Andreia, que conta sobre as expectativas e ansiedades dos estudantes quanto ao futuro.

3º Programa – Cultura Pop

Foi ao ar no dia 03 de agosto de 2020, nesse programa foi discutido como a cultura pop tem a contribuir no ambiente escolar. Você vai conferir sobre eventos de cultura pop nas escolas e como o uso de jogos, por exemplo, pode ser uma ferramenta muito útil na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Outra ferramenta importante no nosso país, é a telenovela. As novelas e outros produtos culturais têm o poder de ajudar a construir a nossa percepção a partir das características de uma sociedade imaginária. A cultura escolar deve negar o que foi produzido pela cultura pop ou deve dialogar com ela? Como fazer esse diálogo? Essas e outras questões foram sanadas nesse programa incrível.

2º Programa – Desigualdades em isolamento

Foi ao ar no dia 06 de julho de 2020, com o tema Desigualdade em isolamento, nesse programa foi destacado as implicações do ensino remoto para estudantes de escola pública, foi tocada a música de João Benedict – Inoxidável Soul que conversa com o tema. Depois temos o quadro “Em pauta”, onde é debatido o modo como os estudantes secundaristas compreendem o ensino remoto. Seguindo para o quadro “pílulas do Enem” apresentando algumas dicas sobre Repertório Sociocultural para articulação do texto da redação.

1º Programa – Literatura, Educação, Música e Cultura

A primeira transmissão na rádio UFMG Educativa dentro do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil. O programa sobre literatura, educação, música e cultura. Com participação da professora e coordenadora do programa pensar jovem que conta a importância do projeto e as ações que são desenvolvidas, como a participação na rádio UFMG. O primeiro programa foi organizado pela equipe de literatura Alex Folgat, Barbara Del Rio estudante do CEFET Nepomuceno e Daniel Gotelho. E quem estava apresentando era Natalia Carvalho com um tema importantíssimo falando sobre literatura, educação, música e cultura no momento da pandemia, quando quase todos estavam em isolamento social.