Neste 13 de maio de 2023, o programa de extensão Pensar Jovem (DEDC/CEFET-MG) lembra a necessidade de fazer circular a produção de conhecimento, incluindo saberes não tradicionais, e um modo de fazer isso é buscando meios de ressignificar a memória dos povos escravizados, permitindo que a população afrodescendente possa ocupar espaços enunciativos e de poder.
É esta a proposta principal do episódio 13 de maio: especial dos 60 anos do livro “Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, do Podcast Literacast e do Programa Literatura Afro-brasileira, do Pensar Jovem, transmitido pela Rádio UFMG Educativa como parte de um dos programas do Pensar a Educação Pensar o Brasil (UFMG).
Ao organizar e (re)produzir – em diferentes formatos e modos de circulação – discursos de si, com sua língua para dizer de si e dos seus – almejamos contribuir para a formação de adolescentes e jovens brasileiras(os) no que tange também ao reconhecimento de direitos, como o de conhecer e contar a história de seus ancestrais, evitar a violência e exploração de mulheres negras; a morte de adolescentes e jovens negros, que ainda sofrem incessantemente as consequências da escravidão no Brasil. A seguir, convidamos todos(as) a conhecerem e divulgarem esses dois produtos, bem como suas repercussões, que consolidaram a tríade ensino-pesquisa-extensão, mas que só fará sentido se efetivamente circularem.
1- “Literatura Afro-brasileira“: veiculado na 1a hora do programa de rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB/Rádio UFMG Educativa, do dia 28 de novembro de 2022:
Link: Programa (rádio UFMG Educativa): Literatura Afro-brasileira
O episódio “Literatura Afro-brasileira” buscou reafirmar os ideais e costumes afro-brasileiros. O 1o. bloco se constituiu de perguntas feitas pelos(as) extensionistas aos(às) convidados(as). Contamos com a presença de Fabiane Cristine Rodrigues, que tem formação em Letras e é doutoranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Ela desenvolve pesquisa sobre a autopublicação feminina de autoria negra que circula nos saraus periféricos de Belo Horizonte. No 2o bloco, o Prof. Lucas Mariano (escola parceira do Pensar Jovem) entrevistou Jonas Consalgo, que desenvolveu o projeto educacional Oficinas: Saberes da periferia e do rap, pensado e estruturado para professores. No último bloco, a extensionista do Pensar Jovem Sophia Miranda, do 9o ano do ensino fundamental (escola parceira estadual Professor Alisson Pereira Guimarães), trouxe sua leitura e análise de um trecho do livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Nos intervalos do programa de rádio, extensionistas escolheram músicas de Elza Soares e Djonga.
2) Podcast “Literacast”: Episódio 1 – “13 de maio: especial dos 60 anos do livro “Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus .
O Podcast Literacast constitui uma das ações do Programa de Extensão “Pensar Jovem e objetiva promover reflexões e debates sobre múltiplas obras literárias. Através da narração de diferentes contos e demais gêneros literários, objetivamos proporcionar diversas experiências aos ouvintes, mostrando como a literatura pode ser um elo poderoso entre o homem e o mundo, auxiliando no processo de conhecimento e transformação. Em comemoração especial da realização dos 60 anos do livro “Quarto de Despejo”, da mineira Carolina Maria de Jesus, o nosso primeiro episódio abordou a narração e análise do conto “13 de Maio”. O podcast, ministrado pela Profa. Dra. Leila Marli de Lima Caeiro, quando ainda era doutoranda do CEFET-MG/Estudos de Linguagens, foi produto do curso de capacitação ofertado pelo Pensar Jovem a seus(suas) extensionistas e intitulado “O que pode um podcast?”. Os convidados Júlio Sardinha (audiovisual), Luiza Lages (podcaster do “Histórias de ninar para pequenos cientistas”) e Stephania Amaral (podcaster do “Feito por elas”) compartilharam seus saberes e experiências. O episódio foi idealizado, roteirizado e apresentado por: Bárbara Veloso, Daniel Botelho, Isabelle Teotônio, Jaqueline Araújo, Miliane Soares, Mylla Ferreira, Nathália Roberta e Thalyta Gonzaga, e teve a participação da então mestranda Miriã Alexandre, que fez a análise do referido conto a partir de sua posição de mulher negra e mestranda em Estudos de Linguagens/Análise do Discurso. Com a circulação do Podcast, que contém sua leitura do “13 de Maio”, e análise, mobilizamos memória(s) da escravidão, com o fim de desestabilizar os sentidos ainda naturalizados acerca desse dia (fazemos referência ao 13/05/1888). A descrição da rotina dos escravizados foi um modo também de evidenciar outros sentidos, que tensionam o funcionamento e ‘fim’ das relações de escravização, romantizadas na/pela memória institucional do/no Brasil.
Repercussões do episódio 1 do “Literacast”:
1) Comunicação e resumo expandido nos Anais do VII Encontro Humanístico Multidisciplinar e VI Congresso latino Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2021. Extensionistas: Nathália Roberta Araújo de Carvalho (ex-aluna do curso técnico em Hospedagem (CEFET-MG) e estudante de Ciências Sociais (UFMG); Isabelle Teotônio Campos (então aluna do curso de graduação em Letras: Tecnologias de Edição (CEFET-MG).
2) Artigo completo publicado em periódico: O podcast “13 de maio” e a extensão como percurso formador (Carla Barbosa Moreira, Nathália Roberta Araújo de Carvalho e Isabelle Teotônio Campos). Sob orientação da Profa. Dra. Carla Moreira, as extensionistas Nathalia Roberta A. de Carvalho e Isabelle Teotônio Campos apresentaram a comunicação “O podcast “13 de maio” e a extensão como percurso formador” publicaram um resumo expandido. A comunicação e o resumo expandido foram premiados no GT de que participaram com publicação de artigo na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade.
Link para o artigo: https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2292
2) Moreira, Carla.; Paula, Miriã. “O Podcast 13 de Maio como prática transmídia do Diário Bibliográfico de Carolina Maria de Jesus”. VII Encontro Humanístico Multidisciplinar e VI Congresso Latino Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2021. (Artigo completo publicado em anais).
3) O episódio tem sido utilizado em sala de aula das disciplinas de Redação e Língua Portuguesa no CEFET-MG, bem como pelos professores das escolas públicas parceiras do Pensar Jovem.
Programa de Extensão Pensar Jovem
Coordenação: Profa. Carla Moreira
Site: www.pensarjovem.com
Instagram: @pensarjovemcefetmg